

Aron Bollmann
OURO DO MADEIRA
Garimpo do Teotônio
Localizado a 20 km de Porto Velho, subindo o rio madeira. Fica acima da cachoeira do Teotônio a maior em toda a extensão do rio.

Largura do rio: 800 metros, profundidade 20 a 40 metros.

Cachoeira no tempo de seca. Ocorre no mes de setembro a piracema. Subida dos peixes para a desova.

Curutela em 1989, ponto de ônibus e unica estrada ao lado do rio.

Vista da rua na currutela do garimpo, barracos: bares, dormitórios e casas.
Garimpo de Jarú RO
Jarú está distante 270 km ao sul de Porto Velho e o garimpo está há 60 km de Jarú mata a dentro. Fomos de ônibus até a Currutela e daí andamos 15 km mata a dentro por uma estrada de lama grudenta até chegar em um desmatamento onde fica o garimpo. Vi árvores que nunca tinha visto. O ouro brotava nas paredes de terra escavado até 10 metros abaixo do solo. Aqui o ouro é em pepita diferente do ouro no Rio Madeira que é em pó. foi uma aventura para nunca mais, muito perigoso. Passei a noite lá e na manhã seguinte voltei, tinham matado 4, os tiros assubiavam por cima do barraco onde tentava dormir.

Chagada na currutela, 60 km de Jarú.

no garimpo depois de 15 km a pé na lama.

que separam o ouro.

só lama e cansaço.


Esta é a rua principal do garimpo, morre uns todas as noites.

Estes canos, uns trazem água e outros levam o ouro para as caixas.

Esta é uma das equipes trabalhando. É só destruição da mata.

Vamos voltar de carona com um trator traçado senão atola. Só andamos em bando para não sermos atacados e mortos.
Garimpo Araras
O garimpo Araras, é o último garimpo do Rio Madeira, logo após, subindo o rio, tem varias quedas de água, região de muita pedra, em seguida vem a cidade de Nova Mamoré. Na foto abaixo um pedaço do rio, no alto uma linha branca na margem direita do rio, são aproximadamente 45 dragas escariantes trabalhando. Ficam apoitadas (ancoradas) uma ao lado da outra. Este garimpo leva o nome de Araras devido a ilha com este nome. A linha branca que corta o meio do rio é a divisa de país, da metade para a esquerda é a Bolívia. Não poderíamos trabalhar neste lado do rio, somente com um acordo feito com algum dos homens do exército (marinha) boliviano. É claro, daí teríamos que pagar um percentual.









Garimpo Periquitos







Garimpo Prainha









Garimpo Tamborete




